A evolução dos blogs e minha vida blogueira

 Olá pessoal!

 Estava aqui retribuindo comentários e comecei a pensar várias coisas relacionados a minha vida e ao blog, então resolvi escrever esse post.
 Comecei a blogar há 11 anos atrás (faz tempo hem), na época que blog servia como um diário virtual cheio de gifs, blinkies, plaquinhas e dolls. Gente eu amava tudo isso, me acabava montando dolls pra mim e pra minhas amigas, queria que todas elas tivessem blogs para ter com quer conversar sobre blog, trocar plaquinhas e tudo mais. Que época boa. 
 Os principais servidores de blog eram: Blig (onde fiz meu primeiro blog), Weblogger, Blogger Brasil e Uol (zip.net). Tive blog em todos esses servidores.

 Foi passando um tempo e comecei a querer fazer meus layouts, na época existia um blog que se chamava 1000koisas que ajudava os blogueiros com encomendas de plaquinhas, gifs e tudo mais, nesse site encontrei o meu primeiro html base e fui aprendendo.

Uma das encomendas do 1000koisas
 Os blogs foram passando por várias mudanças, lembro que os layout fofos cheios de personagens, andavam mudando de cara e já tinham um design mais elaborado, com artistas famosos como tema do layout, nessa época o blog referência era o Legally Juu. Não sei se vocês blogavam nessa época, mas o tema mais usado em layout das "blogueiras famosas", era o tema do filme Meninas Malvadas. 

 *pausa*
 Estava pesquisando as imagens e não encontrei muita imagem pra poder postar, mas as que eu achei me fez lembrar de uma época tão boa no mundo blogueiro. Acho que só quem viveu essa época, sabe do que eu estou falando.

 *voltando da pausa*

 O tempo foi passando e os blogs foram evoluindo e os layouts começaram a ficar bem mais requintados e o pessoal começou a falar mais sobre assuntos diversos como moda, beleza, livros; e o diário virtual foi ficando pra trás.
 Eu gosto desse novo formato de blog, e eles foram mudando mais ainda, vejo blogs bem mais cleans e conteúdos super bem produzidos.

 Os blogs evoluíram, isso é bom, mas sinto falta da amizade que existia entre os blogueiros (não que hoje não tenha), isso eu ainda cultivo bastante e tenho ótimas amizades dessa nova fase, não quero generalizar, mas vejo que hoje as pessoas pensam mais em ter um blog de sucesso do que fazer amizade.

 Sobre a minha vida de blogueira atualmente:
 Se eu falar que nunca quis ter um blog famoso, vou estar mentindo, mas acho que nunca foquei nisso de verdade. Eu gosto de postar, de ver os comentários do pessoal falando que gostaram do post, nesse comentário acabar puxando assunto sobre outra coisa, é bom demais, mas acho que eu não tenho vocação (e tempo) pra ser uma blogueira tão dedicada, que posta todo dia, que grava e tudo mais, pois tenho que me dividir entre blog, família, trabalho e não posso mais me cobrar tanto em relação ao blog, acho que o blog que tem que ser o meu hobby por enquanto e se um dia ele for um blog bem conhecido, vai ser no tempo certo.

E vocês já blogam faz muito tempo? Como é a vida blogueira de vocês? 
Comentem aí!

Dedico esse post as minhas amigas blogueiras das antigas: Camila (Best Time), Mariana (Mari Roots), Lahana (Bolsinha Baguete) e Natália (Natix).

Espero que vocês tenham gostado! Beijos
Siga o blog nas Redes Sociais: Twitter + Facebook + Instagram

50 Comentários

  1. Amei, Cá!
    Eu sou da época dos blogs de esmaltes (tive um) e dos blogs sobre Crepúsculo (também tive um. hahahahaha). Óbvio que nenhum deu muito certo, mas foi uma época bem gostosa viu. hehehehehe
    Ás vezes fico meio triste com o fato que muitas blogueiras só começam um blog para ganhar dinheiro e fama. Tão chato isso, né?

    Bjoss
    http://bymiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa os blogs mudaram muito!
    O meu (bem antigamente) era diário virtual meu e de umas 4 amigas e cheio de frufrus hahhha
    Atualmente eu levo o blog quase como trabalho, me dedico mais ainda não é daqui que vem a renda certa né! beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiie Camila,
    que bacana ver que vc também foi dessa época,
    eu amava tudo aquilo, já tive um layout das meninas malvadas, rsrs
    realmente fazíamos amizades e tudo isso porque era divertido ter um diário virtual, trocar plaquinhas, participar de sorteios que davam gifs dizendo que seu blog e top,rsrs ô época boa!
    Realmente hoje em dia as pessoas fazem blogs não porque gostam, mais porque querem "ganhar" algo, que pena né!
    Adorei o post, e relembrar tudo aquilo rsrs

    beeijos

    http://www.feminicescorderosa.com/

    ResponderExcluir
  4. eu amo visitar e conhecer novos blogs, ja faz parte de minhas redes com certeza. :)

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah que legal!!! Lembro dessa época de blogs, eu também cheguei a ter alguns no estilo diário, mas nem lembro dos domínios nem nada! Definitivamente lembro de ficar horas buscando o layout perfeito! hahahaha Mas acho que sempre fui do time minimalista, mas tinha aquele glitterzinho que acompanhava o mouse! Quem nunca?
    Adorei esse post!
    Beijos!!
    www.amandahillerman.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Ei Camila, que legal seu texto! <3 Eu acompanho blogs desde essa época onde a maioria era diários pessoais cheios de giffs hehee Mas só resolvi criar um blog pra mim à pouquíssimo tempo. Estou achando bem legal. Ainda preciso aprender muita coisa mas sei que com tempo e mais dedicação vai dar certo (oremos haha).
    Beijos!!!
    Camila, https://vaitercha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, 11 anos... é tempo viu?! Hahaha.
    Meu blog tem 1 ano só e este foi o meu primeiro mesmo :p
    Sinto falta também de amizades, mas ainda bem, tenho algumas que realmente valorizo <3
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho blog há 5 anos nesse tempo aprendi a escrever melhor, amizades, a ser mais detalhista do que eu já sou. O blog me trouxe muitas coisas boas e só tenho a agradecer por isso, adoro blogar e gostaria que a minha vida fosse isso, mas como nada é tudo maravilhas a gente foca em outros projetos tbm né?
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  9. Camila, acho que esse relacionamento entre blogs (e blogueiros) acaba sendo mesmo o mais legal de toda a experiência. Quem cria um blog com o objetivo de ficar famoso, já começou mal, né? O blog não precisa ser uma obrigação, definitivamente. Tem que ser um prazer! Adorei o post e a reflexão!

    ResponderExcluir
  10. Eu também tive meu primeiro blog há 11 anos e me lembro dos blogs com gifs, blinkies e plaquinhas. Nessa época eu aprendi a mexer no fireworks só para fazer os meus próprios gifs com esses brilhinhos e depois comecei a fazer meus próprios layouts. Os blogs mudaram muito desse tempo pra cá, não acho que seja algo ruim, mas acabo sentindo falta de posts mais pessoais.
    Adorei seu post!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila,
    Sou blogueira há quase doze anos e de lá pra cá muita coisa mudou. Vejo a maioria das novas blogueiras ansiosas por parcerias e ganhar dinheiro. Por outro vejo muitos blogs com conteúdo mal feito e vídeos precários.
    Não gravo vídeos por falta de tempo e tb não tenho equipamento tão bom. Blogo por prazer, terapia e as conquistas que tenho feito aos poucos já é uma vitória pra mim
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  12. Camila, caramba blogueira há 11 anos, muito tempo! Bem, eu lembro das dolls, achava muito fofo. Eu comecei na época do Flogão, não sei se você lembra, era uma espécie de blog. Tinha um destinado a banda RBD, era bem acessado. Depois a banda acabou, comecei a estudar bastante e parei, hoje o blog é para mim para descobrir coisas novas, posto para treinar a minha escrita, para sempre exercitar o meu lado criativo, esta sendo viciante hehehehe
    Gostei do seu post e de saber mais sobre você. Beijo e boa semana.

    http://www.graziivs.com/
    Instagram: @GraziiVS
    Twitter: @GraziiVS
    Snapchat: GraziiVS

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você Camila!
    O blog também é meu hobby, claro que as vezes tem alguma empresa que gosta do seu trabalho e acaba pagando pra fazer um post e tals, mas por enquanto para mim também é um hobby e se um dia ficar conhecido vou ficar feliz. Mas tudo á seu tempo!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  14. Ai eu também sou dessa época, socorre!! Já quis ter um blog famoso, mas a verdade é que não tenho tempo. Não posso jogar minhas fichas na internet, tenho contas a pagar, mas também gosto do rumo tomado apesar de tudo.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  15. MEU DEUS, EU TIVE UM LAYOUT COM AQUELA MESMA FOTO DO MEAN GIRLS HAHAHAH <3
    Que saudade desse tempo mega amador hehehe Meu primeiro blog assim foi o "Pretty Pirate" e era cheio dessas coisinhas hahaha
    Adorei o post nostálgico <3
    boa semana ^^

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  16. adorei o post! vida de blogueira é linda, mas é dura também! eu adoro o meu blog, os meus seguidores, o caminho que fiz até chegar aqui... amo tirar fotos, publicar sobre os meus looks, as minhas viagens... mas a verdade é que gasto muitas horas todos os dias para poder fazer tudo isso. uso tempo que poderia estar a descansar ou a passear ou a passar com a família. nem sempre é fácil. beijos querida

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do seu post bem interessante.
    Tenho meu blog a quase 3 anos e estou super feliz com ele pois sou blogueira por prazer.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  18. Oi Camila! Eu estou na blogosfera há menos tempo que você, mas também já tem um tempinho, são quase 5 anos já.
    Também comecei por hobbie e continuo até hoje. Muita coisa foi evoluindo, mas meu sentimento de blogar por prazer continua o mesmo desde sempre! Me dedico bastante ao blog, mas porque amo demais meu cantinho.
    Eu acho que a partir do momento que isso se torna uma obrigação acaba a graça e se torna falso. Vejo muitas meninas começando só pra ganhar dinheiro ou ganhar produtos, me dá uma pena desse povo.. porque muitas não vão durar muito tempo se não enxergarem que se não tiver amor na base de tudo nada dá certo!
    Adorei seu texto e sua colocação!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
  19. gostei super do post, eu tbm tenho blog desde que era diarios, blogar é mt amor né

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  20. Camila eu comecei a blogar há três anos e fiz isso para espantar a solidão. Sempre gostei de escrever, tive vários diários mas não gosto de expor minha vida pessoal tão abertamente e por gostar de maquiagem resolvi criar um. Não para ficar rica ou famosa, mas para dar dicas de produtos para mulheres com 37 anos e mais. E cá estou, com o meu blog firme e forte. Bjks.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nossa, eu sou dessa época em que os layouts eram cheios de gifs e cores fofas assim :P hahahaha! Adorava!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  22. Que post gostoso! Foi nostaligo pra mim, porque eu tsmbém AMAVA fazer dolls pra mim e minhas amigas kkkk meu primeiro blog foi zip.net, e os layouts evoluiram mesmo, antigamente, quanto mais fofo mais "hit", hoje em dia todos são pessoais ne.. Com um toque de personalidade da pessoa e geralmente tenho visto layouts beem minimalista.. O menos virou mais.. Antigamente meu cursor era de estrelinha ou da hello kitty kkkkkkkk velhos e bons tempo.. Beijokas <3

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que nostalgia hahaha me lembro muito desses gifs e de escrever um monte coisa que não interessava a ninguém no meu blog. Só falava besteira hahaha Hoje em dia me dedico bastante ao blog, tenho ganhos, mas ainda é mais um hobby do que um trabalho.

    Beijos ♥

    Jéssica || Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  24. Comecei meu primeiro blog com 14 anos, e conheci pessoas que falo até hoje (tenho 24), e sempre tentamos nos encontrar e é muito bom! Mas acabei parando com uns 17, e voltei ano passado, para pegar sérioo. Quero muito ganhar dinheiro com o blog, mas pq é o que eu amo fazer, e quero trabalhar com isso sabe?

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  25. Nossa, meu primeiro blog era sobre o estilo emo, que tava bem em alta na época (2008 mais ou menos). Acho que esse estilo nem existe mais neah kkkk
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  26. super concordo Ca
    as coisas tem que acontecerem naturalmente neh?

    adoro seu cantinho

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  27. Camila, sou também desta época do Blig, lembro que fiz um blog há muito tempo atrás, mas nem ligava muito e acabei desistindo. E concordo com você, eu e minha irmã fizemos o blog porque gostamos e não para ser famosas, tanto que nem mostramos o rosto direito no blog, sabe? Mas as coisas mudaram e blog virou profissão e para ter sucesso, precisa ser famoso, fazer o quê. Adorei o post! Beijos =* Ana. www.testeievoce.com.br

    ResponderExcluir
  28. Ando pelo mundo dos blogs há 10 anos, desde que ganhei meu primeiro computador. Assinava a revista atrevida, e lembro de uma matéria que falava de blogs e da Lia (do Justlia). Me encantei, e já passei por tanta fase, por tantos blogs... que delícia ler esse post, sensação boa de voltar no tempo! Já tive um layout beeem parecido com esse das meninas malvadas! hahaha

    Beijocas, Maíra.
    http://casaparadois.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Que post mais gostoso, sério! haahahahah
    Época das dolls era muito amor =) Já tive um blog há anos atrás, mas achava complicado conciliar com a escola... fiz outro esse ano, mas é porque eu gosto de escrever, compartilhar com as pessoas, visitar o blog de outras pessoas, porque aprendi e aprendo demais com os bloggers ;)

    Beijão
    www.ladocarioca.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oii Camila!
    Eu sou 1 ano mais velha que tu e fiz meu primeiro blog com uns 15 ou 16 anos, eu acho! Já faz tanto tempo que nem lembro mais! Eu usei a plataforma myspace do hotmail pra fazer o primeiro e depois passei pra uma plataforma do terra. Meus blogs dessa época eram cheios de gifs também, e eu amava passar horas fazendo dolls, hahaha!
    Eu também gosto da época em que os blogs vivem hoje, e tenho bastante amizades também, mas eu sinto falta da simplicidade em que as coisas eram naquela época!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
  31. Ai, amei esse post nostalgia. Meu primeiro blog era como um diário, bem pessoal mesmo, chamava Faz Parte do Meu Show hahaha :) Hoje em dia, penso como você. E cada vez mais, tentando me cobrar menos - mas não é fácil. Beijinhos

    www.chezb.com.br

    ResponderExcluir
  32. Ah que reflexão maravilhosa!!
    Eu blogo há anos! Comecei sei lá quando, mas bem nova... Tive vários diários virtuais e até fotoblog! hahahahahaha

    Mas foi com O dia da Lila que eu quis me dedicar mesmo, postar todos os dias, falar dos assuntos que eu amo e tudo o mais. Ele é um hobbies pra mim, mas é um prazer que já há algum tempo se sustenta e gradativamente tem crescido (especialmente o canal do youtube que é bem mais recente do que o blog).
    Mas são coisas que, no momento, eu amo fazer e dou o meu melhor para conseguir passar um bom conteúdo para as pessoas que me acompanham ")

    ResponderExcluir
  33. Esse layout do Meninas Malvadas! Que nostalgia!
    Eu nunca tive um blog nesse estilo diário virtual, mas acompanhava vááários! Adorava as dolls, as plaquinhas e todas as fofurices! kkkk
    Pra mim uma das coisas mais legais da blogosfera são as amizades. Tive muita sorte de encontrar pessoas maravilhosas, incluindo nosso grupinho.

    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
  34. Também sinto muita saudade dessa época. Blogo desde 2005, então lá se vão 10 anos. Acho que os blogs evoluíram junto com as blogueiras, afinal naquela época blog era coisa de adolescente e agora que essas adolescentes cresceram a blogosfera é algo muito mais sério.
    Que bom que muitas de nós continuamos aqui blogando pelo simples prazer de blogar. :)
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  35. Penso como você, gosto mais da ideia de poder escrever do que de fato ter sucesso. Claro que não acharia ruim, mas prefiro assim...rs

    :*

    ResponderExcluir
  36. Cami, que delícia de post nostagia <3 Eu já tenho blog faz uns 5 anos, mas lembro que tinha Flogão, lembra? hahahaahaha, amava! Gosto do rumo dos blogs de hoje, mas vejo que muitas meninas tem interesse em começar só visando lucro e receber produtos, já reparou? Acho isso tão triste :( Beijo grande <3
    www.amandapaduan.com.br

    ResponderExcluir
  37. gaahh to na mesma vibe que você, sinto falta do blog mas não tenho tempo nenhum de ficar postando e atualizando :///
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  38. Gente, que nostalgiaaaaa! Sem perceber, fiz parte de toda essa época e evolui junto com os blogs, hahahaha. Depois de muito tempo consegui tomar coragem pra voltar a blogar de novo e venho fazendo isso mais como um hobby do que profissão... se um dia virar, ótimo, se não, ainda vou amar ter esse cantinho pra compartilhar um pouco dos meus gostos <3

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Legally Juu era minha diva, eu sigo ela até hoje nas redes sociais, mesmo ela não tendo blog.
    Acho que vivi a mesma trajetória que você no mundo blogueiro e entendo que tudo faz parte de uma evolução. Infelizmente também não tenho tanto tempo para me dedicar ao blog quanto queria, mas postar quando dá com amor é o suficiente, né?
    Confesso, porém, que vejo MUITA hipocrisia em algumas pessoas que sei que têm blog a mais tempo e reclama da "blogosfera nova". São pessoas que até parei de seguir para não ter que ver reclamando, sabe? A pessoa mete o pau nos blogueiros famosos e tudo mais, mas não sai do próprio clubinho ou dá chance para quem está começando ou segue a linha blog-diário... Meio irônico, mas ok! Essa é a única parte me irrita, o resto todo é só amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quais são as redes dela????? tbm era da minha epoca

      Excluir
  40. Comecei a pouquíssimo tempo! 5 meses só! Mas confesso que sempre acompanhei blogs e, vez ou outra, já tentei começar um, mas acabava parando. Eu gosto muito mais do estilo dos blogs atuais, com mais informação, mas sem perder a pegada pessoal (senão vira revista online, né?). Eu não vejo grandes problemas quando as pessoas querem ter um blog de sucesso. É um trabalho, como qualquer outro no mundo, e produção de conteúdo para internet é coisa muito séria. É claro que as amizades que fazemos ao longo do caminho são um ótimo bônus e tenho adorado fazer parte desse mundo! Beijos!
    www.vintee5.com.br

    ResponderExcluir
  41. Tenho blog há 5 anos, mas antes tive flogão e lembro bem dessa época que vc falou. Acompanhava alguns blogs estilo diário virtual tb.
    Bjs

    www.digoporai.com

    ResponderExcluir
  42. Adorei ver a evolução, Cah!
    Muito bacana ver, sempre tem seu lado positivo e negativo, não tem jeito!
    Eu estou feliz assim como estou, tenho amigas lindas pelo Brasil afora, por caus ado blog <3
    Beijos

    http://www.utilidadebobagem.com/

    ResponderExcluir
  43. Muito legal o post, Camila! eu lembro desse início de blog, tive dois antes do atual também. Lembro desses layouts haha e das bonequinhas da Lia. Também sempre gostei de fazer amizade e principalmente de escrever, colocar pra fora o que sinto e penso, sabe? Me expresso melhor escrevendo. Hoje tento levar o blog mais a sério por paixão mesmo e espero que um dia possa ser minha fonte de renda sim.

    beijo

    www.blogbelatriz.com Fanpage:
    Facebook Belatriz

    ResponderExcluir
  44. Oi Cá!!
    Adorei seu post..super me identifiquei, até me lembrei de um blog que eu tinha pelo Kit.Net hahahaha
    Agora estou de volta com o blog, estou montando ele e logo ficará disponível.
    Você escreve super bem, se expressa muito bem, as dicas são ótimas...adoro!!
    Parabéns gatinha 👏👏👏

    Té mais.
    Kissus da Thata.

    ResponderExcluir
  45. Amei essa retrospectiva! Só quem blogava nessa época de layout de Meninas Malvadas e blogs cheios de coisas piscantes entende!
    Eu comecei a blogar em 2002, parei por uns anos e voltei porque não consegui ficar longe. Adoro esses diálogos que os blogs oferecem, a possibilidade de conhecer pessoas com interesses parecidos (ou totalmente opostos!), de ver pontos de vista diferentes, trocar ideias sobre coisas cotidianas.
    Beijo

    ResponderExcluir
  46. Oie!!
    Eu adoro posts relembrando essa época dos blogs! Nem sei mais há quanto tempo eu tenho blog, já tive tantos. Já fui zip.net, flogão, blogger e hoje ainda estou aqui firme e mais ou menos forte. E de blog novo! rs
    Adorava essa época, passava horas fazendo plaquinhas, gifs e templates. Já disponibilizei muita coisa. O tempo foi passando, as coisas mudando e as responsabilidades chegando e ainda assim sinto falta dessa época. Tudo era mais simples também.
    Adorei o post!!
    Beeijooo!!!

    Grazy
    frequencia-afetiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Camila, adorei seu post! Lembro que fiz meu primeiro blog há 18 anos atrás, kkkkkkkkkkkk. Mas sempre acompanhei a Lia desde as Dolls e sempre quis ter um blog igual o dela, rs. Ótimo post! Beijos, Ana (www.testeievoce.com.br)

    ResponderExcluir
  48. Camila, adorei seu post! Lembro que fiz meu primeiro blog há 18 anos atrás, kkkkkkkkkkkk. Mas sempre acompanhei a Lia desde as Dolls e sempre quis ter um blog igual o dela, rs. Ótimo post! Beijos, Ana (www.testeievoce.com.br)

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!
Sua participação e muio importante pra mim!