DeU Na TeLha: Sai fora Releaseiro !!

Foto: Arquivo Pessoal

Hoje falarei dos releaseiros, ou melhor, de profissionais da nossa área que republicam releases. O release, segundo os manuais de redação, dicionários, entre outros, o release nada mais é que uma sugestão de pauta, ou seja, um material facilitador distribuído à imprensa para que ajude ao realizar a matéria.

No entanto, vejo muitos profissionais, republicando esses releases, sem ao menos averiguar as informações, para realizar um conteúdo com credibilidade. Resultado, todos os veículos de comunicação saem com a mesma informação.

Parece piada, mas não é. Isso é algo preocupante na era do jornalismo, onde as redações diminuem, e jornalistas se adaptam as novas plataformas.
Em um entrevista que fiz com a jornalista Daniela Arbex ela me disse que o bom jornalismo não pode acabar, independente da plataforma usada. Realmente tenho que concordar, afinal, lugar de jornalista é na rua.

Eu como jornalista e amante da profissão, não consigo me ver apenas atrás de um computador escrevendo sem sair pra rua, sem ao menos ligar para minha fonte e averiguar as informações.

Essa semana o Blog Tudo Junto e Misturado saiu na página 2 de um jornal local, da cidade de Caraguá, chamado Expressão Caiçara. Nele foi falado que o blog anda incomodando muitos blogueiros veteranos da região por fazermos conteúdos próprios e com boas informações.
Isso não tem preço. Fazer o diferente não é fácil e muitas vezes pensamos até em desistir. Ser independente dá muito trabalho, mas fico feliz com o resultado.

Infelizmente espero que o jornalismo com bons conteúdos não morra. Que jornalistas amantes da profissão continuem essa luta por boas informações.
Lembrem-se “Releases publicados na íntegra pode gerar uma perda de credibilidade” no seu blog, jornal impresso ou em qualquer veículo de comunicação.

Faça o seu trabalho como jornalista e não esqueça, cheque as informações, coloque sua cabeça para funcionar e escreva seu próprio texto.   

14 Comentários

  1. Aqui em Alagoas o release é super aproveitado pelos veículos de notícias. Eu, como assessora de imprensa, já consegui mais de 6 mil espaços espontâneos distribuindo releases. Mas claro, há aqueles com qualidade e os sem e há a realidade de que cada vez mais jornais reduzem suas equipes de comunicação, dando menos espaço aos textos próprios e abrindo espaço ao ctrl c + ctrl v.
    Na realidade dos blogs, acho ainda pior, porque o blog sempre vai representar um ponto de vista pessoal e, ao reproduzir um release, o redator perde sua essência, né? Além de divulgar o que muitas vezes não sabe se dá certo/presta.
    Beijo!
    Blog Criativíssimo

    ResponderExcluir
  2. "lugar de jornalista é na rua" ouço isso todos os dias e é verdade, na rua que surgem as melhores pautas, hoje mesmo enquanto fui no banco já consegui duas, haha. Estamos estudando assessoria e realmente é uma vergonhas muitos colegas da área só repassarem releases.

    ResponderExcluir
  3. Sua opinião é bem Legal, averiguar informações.
    Mas devo dizer que quando trata-Se de um publipost, na maioria das vezes o cliente já manda o texto pronto. Quanto aos releases eu concordo.
    Originalidade é tudo, em qualquer profissão.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Bah, guria! Que assunto pertinente esse.. eu recebo diversos releases e tento sempre modificar, pois os blogs duplicam o que recebem e todo mundo com o mesmo texto no blog, nos jornais e revistas, que dó!
    Eu sou formada em ADM e blogueira, mas eu realmente admiro o trabalho dos jornalistas. Sempre com muito embasamento e pesquisa. Não vai morrer não! <3 Pelo menos esperamos que não! hehe
    Baita post, muito original e real!
    Um beeijão, Morgana PZK

    ResponderExcluir
  5. Uma vez vi uma amiga que copiou até os dados do e-mail da pessoa que enviou. Release é uma base e não um artigo pronto. Adorei as pontuações sobre o assunto! Beijo ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu não sou jornalista, mas é uma área que adoro e sempre gostei de escrever, sinto e compartilho a tua opinião, vivemos em tempos que as pessoas partilhem sem ler ao menos :) Actualmente uma não verdade vale mais que a informação correcta, cabe ao bom jornalismo combater isso...uma tarefa difícil :)

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderExcluir
  7. Acho que o jornalismo em si já morreu, sabe? Mas ainda tenho aquele fundinho de esperança que alguma coisa vai surgir disso tudo e dar a volta por cima, mostrando que estou errada rs. Realmente é super necessário que investiguemos os fatos e sejamos corretos e éticos para com a sociedade. Às vezes vemos e revemos textos iguais publicados em diferentes jornais, mas é isso, acontece. Torço para que um dia essa imagem mude.

    ResponderExcluir
  8. Essa sua postagem está perfeitaaaaaa!!
    Infelizmente com a tecnologia as pessoas esqueceram de ler as coisas e ja acham outra coisa , sem ler primeiro

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, tudo bem? Acredito que muitas pessoas cedem aos releases por ser mais prático, por já estar pronto e não terem que pensar. Criar conteúdo do zero, pesquisar, verificar se é verdade ou não dá muito mais trabalho e muitos não querem se dar o trabalho. São dois pontos negativos pra quem faz isso: primeiro pelo SEO (muitos blogs publicando a mesma coisa e ninguém tem autoridade), segundo por não ter conteúdo inédito e próprio. Faz tempo que não aceito release justamente por esses motivos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, principalmente por abordar o jornalismo. Eu mesma já pensei em cursar essa área e me encantei com seu post!Parabéns!
    By: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Realmente você escolheu um ótimo tema para escrever, pois também vejo muito isso.
    Diversas pessoas tem uma comodidade tão grande em relação a já receber informações prontas, que muitas vezes nem se dão ao trabalho de chegar a fonte, claro que isso não serve para todos.
    Mas eu super concordo com tudo que você disse, seu post ficou ÓTIMO!
    Beijos e parabéns pela opinião e conteúdo.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom esse tema. Acho tão chato quando vejo 500 blogs falando exatamente a mesma coisa. :/
    Acho que as pessoas tem preguiça de pensar e criar conteúdo original hj em dia. É uma pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Bem interesse esse tema, com os dias atuais e as mídias acho que fica ainda mais difícil alguns profissionais se esforçarem de fato né? adorei o post e a sua opinão, muito pertinente;
    Beijos.

    http://talkaboutsomeideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo post e infelizmente há muitas pessoas que realmente tomam como verdade tudo aquilo que lhe é apresentado, sem ao menos pesquisar sobre e averiguar se é verdadeiro ou não. Mas por outro lado, aqueles que averiguam antes de formar uma opinião, quando se destacam acabam irritando quem não faz, é a vida hahaha

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!
Sua participação e muio importante pra mim!