Olá pessoal! Vocês conhecem o Museu da Moda de Belo Horizonte?
Nas minhas férias viajei para Minas Gerais junto com meu marido (foi nessa viagem que surgiu o nome Camila por Aí), e nossa primeira parada foi em Belo Horizonte. Chegamos a noite, quase umas 10:00 e ficamos rodando pela cidade pra procurar um lugar pra dormir, na verdade eu já tinha um em mente, que já havia consultado. Nessa procura dei de cara com um prédio lindo, que nós acreditávamos ser uma igreja (na placa de entrada, se fala que o museu é muito confundido com igreja). Como já era a noite, ficamos de ir conhecer a cidade no outro dia.
No outro dia fomos andar pelo centro de Belo Horizonte, não sabíamos ao certo onde era aquele prédio lindo, quando viramos uma das ruas, demos de cara com ele, e descobrimos que não era uma igreja e sim o Museu da Moda - MUMO.
O Museu da Moda de Belo Horizonte foi inaugurado em 6 de dezembro de 2016, o primeiro museu público destinado à atividade no Brasil, iniciativa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte por meio da Fundação Municipal de Cultura - FMC.
fonte: BH Faz Cultura.
Conhecendo o Museu
Visitamos o Museu da Moda em um dia de sábado uma hora antes de fechar e a entrada foi gratuita.Logo na entrada demos de cara com uma escadaria linda, me senti na entrada daqueles teatros de filmes antigos.
O prédio possui dois andares, no primeiro andar conhecemos um pouco sobre a história da moda no Brasil, tem muito material contando sobre o algodão, a produção de tecidos e os primeiros tipos de impressão.
1. Algodão - 2. Primeiro pano da fazenda Santo Antônio - 3. Carimbo entalhado na madeira para estampa de tecido - 4. Estampas diversas - 5. Eu entre os rolos de algodão |
Subindo para o segundo andar vi que o pano lateral (eu achava que era uma cortina) que tinha no começo da escada, na verdade eram vestidos que decoravam a lateral da escada.
No segundo andar podemos conhecer os maquinários antigos utilizados para a produção de tecidos.
Vários tipos de teares e carimbos para estampar os tecidos. |
No segundo andar tem uma sacada onde conseguimos ver bem os detalhes da construção do prédio e aproveitamos pra tirar uma foto de turista rs.
Informações sobre o Museu da Moda:
Localização: O Museu da Moda fica na Rua da Bahia, 1149 - Centro de Belo Horizonte
Horário: De terça a sexta, das 9h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 14h.
Contato: (31) 3277-9248; (31) 3277-4384 / mumo.fmc@pbh.gov.br
Acessibilidade: Acesso pela lateral do prédio (Avenida Augusto de Lima).
Para deficiente visual, disponibiliza mapa da arquitetura do prédio e dos atrativos turísticos da redondeza. O prédio possui elevador, plataforma elevatória, peças táteis e banheiro confortável para cadeirante.
Mais informações em:
www.bhfazcultura.pbh.gov.br/mumo
www.bhfazcultura.pbh.gov.br/mumo
Gostaram de conhecer o Museu da Moda? Ficaram com vontade de visitar? Conta aí!
Espero que tenham gostado do post! Beijos.
17 Comentários
Amei as fotos <3 Lugar lindo demais, nunca fui, mas pretendo.
ResponderExcluirMuito legal esse museu Cá. Se tem um lugar que curto visitar é museu.
ResponderExcluirbig beijos
Caramba, eu ia amar conhecer esse museu. Tem tanto conteúdo e histórias que podemos aprender nesse lugar. Obrigada por compartilhar conosco, eu nunca tinha ouvido falar.
ResponderExcluirUm beijo.
http://www.isabelcerqueira.com/
O museu tem um clima bacana, diferente, que chama a atenção, né? ♥ Nunca fui visitar, mas agora fiquei querendo rs. Acho que a melhor parte disso, além das fotos lindas, é conhecer um pouquinho da história de algo tão sutil como a moda.
ResponderExcluirEssa deve ter sido uma visita maravilhosa! Eu que adoro museus ia ficar enlouquecida com esse. Obrigada pela dica: Estou morrendo de vontade de ir conhecer o lugar agora!
ResponderExcluirBeijos!!
Essa é a primeira vez que vejo falar sobre esse lugar e simplesmente fique com muita vontade de conhece-lo. Que lugar lindo!
ResponderExcluirOlá, tudo bom?
ResponderExcluirEu moro no interior de São Paulo e também fui para Minas Gerais nas férias desse ano com o meu pai. Apesar de termos passado por Belo Horizonte, só ficamos algumas horas por lá, então nem vimos muita coisa. Porém, eu nem sabia que esse museu existia! Achei bem legal as coisas que você mostrou e deve ter sido descobrir como os tecidos eram feitos e como foi a história da moda no Brasil.
Enfim, adorei o post e as fotos, fiquei animada para conhecer :)
Abraços.
https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/
Nossa, que lugar bonito! É, realmente, parece uma igreja.
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar desse museu e fiquei bem interessada. Já quero ir visitar ele *-*
Nem sabia que ele existia! A fachada dele é linda demais, amei!
ResponderExcluirÔ Morena
Passava perto desse museu direto, mas nunca tava aberto. Eu sempre ficava curiosa pra sabe o que tinha dentro agora deu mais curiosidade ainda, vou ver se depois faço uma visita por la
ResponderExcluirQue super passeio esse! Eu morro de vontade de conhecer esse museu mas nunca fui para BH, chego perto mas não chego lá rs Então só fico por foto mesmo, e acho tudo maravilhoso, pelo que vejo é meio pequeno diante de tanta coisa que se tem para apresentar mas, quem sabe se um dia ele for mais famoso resolvem investir mais :)
ResponderExcluirAhhhh minha linda BH! Tenho muito amor por essa cidade. Quando fui pra BH também confundi o museu com uma igreja 😂😂😂
ResponderExcluirQue arquitetura incrivel, deve ter sido maravilhosa essa visita.
ResponderExcluirhttps://fiinaldeoutubro.blogspot.com/
Muito legal, Camila!
ResponderExcluirO prédio é muito incrível, fiquei apaixonada e, com certeza, com muita vontade de conhecer!
Acho a história da moda fascinante, ia amar!
Beijos.
BLOG COISA E TAL
Que viagem incrível! Eu Amooo museus, ainda mais esses de temáticas diferentes. Se umdia eu for para BH com certeza o Museu estará na lista ❤
ResponderExcluirBites!
Tary Belmont
Que lugar legal, Cá!! Eu amo museus!! Bom saber que tem um assim em BH!!
ResponderExcluirBeijinhos
Muito legal, Cá!
ResponderExcluirNão sabia que tinha esse museu em Caraguá! Gostei já da arquitetura do prédio, bem antiga...os vitrais, escadaria. Deve ser um imóvel tombado, pela característica do prédio. Além do que, aprendemos mais sobre moda, tecidos e como é feito tudo até chegar a nós. Muito legal!
Bjs!
Obrigada por deixar seu comentário!
Sua participação e muio importante pra mim!