Outubro Rosa

 Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim.
 Hoje venho falar de uma campanha muito importante: Outubro Rosa.



 A campanha visa a prevenção do Câncer de Mama, alertando as pessoas a realizarem exames  de mamografia, tendo como importância da conscientização e o diagnóstico precoce, caso a pessoa venha a desenvolver o câncer de mama, para começar a trata-lo o mais rápido possível. Muitas vezes as pessoas deixam de fazer seus exames e acabam sabendo sobre a doença quando está num estágio mais crítico.

 História
  "O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama."

 "Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. No estado de São Paulo todo ano são realizados 2(dois) mutirões de mamografia sendo, um em maio e o outro em novembro."

Acho muito importante essa campanha, pois muitas vezes as pessoas não tem informação sobre a doença, ou também não tem costume de ir ao médico e fazer exames, pois acham que não vai acontecer com elas, é claro que ninguém quer que aconteça isso, mas precisamos nos prevenir.
 Mesmo em casa podemos nos prevenir, realizando o auto exame. Caso a pessoa venha apresentar alterações na mama, deve-se procurar um médico.
 Lembrando que não só em outubro, mas o ano inteiro, devemos nos conscientizar com a prevenção.


"Exames que ajudam a diagnosticar o câncer de mama:
Mamografia - Ainda é o melhor método para a detecção precoce do câncer de mama. Por meio dela é possível detectar microcalcificações que muitas vezes são as primeiras indicações de um câncer em fase inicial. A primeira deve ser feita a partir dos 35 anos. Em seguida, a partir dos 40, deve ser realizada anualmente.
Ultrassonografia mamária - A técnica é usada para reproduzir imagens transmitidas por um transdutor que emite e reflete ondas sonoras até a mama. É um método auxiliar da mamografia, somando dados e levando a um diagnóstico mais preciso. É indicada na análise da estrutura de nódulos detectados na mamografia (para se avaliar se são císticos ou sólidos) e na avaliação de mamas com próteses.
Auto-exame - O auto-exame das mamas deve ser feito a partir da primeira menstruação, mas não substitui os outros exames. Ele consiste em a mulher apalpar seus seios na tentativa de identificar alguma alteração. Além disso, ele incentiva que a mulher conheça o próprio corpo. O auto-exame deve ser feito uma vez por mês, logo após a menstrução.
imagem: www.stopcancerportugal.com


Conheço VENCEDORAS, que com a realização de exames e com diagnóstico precoce conseguiram vencer a batalha contra a doença. E hoje uma delas veio deixar sua mensagem seu relato e sua mensagem de conscientização e mostrar como é importante se cuidar e se prevenir.
 

"Sempre ouvi em consultórios ginecológicos que mamografia era um exame basicamente necessário após os 40 anos.     
Em 2005, aos 38 anos de idade, casada, um filho lindo com 7 anos de idade, brincando com ele na cama, tomei uma cotovelada na mama direita e ao passar a mão na mesma, senti um "caroço". No momento fiquei apavorada, não parava de passar a mão, contei ao meu marido e pedi que ele também sentisse o tal caroço.
No dia seguinte, logo cedo, procurei o PS ginecológico, onde um médico totalmente despreparado me disse: "Olha, isso aí é tumor viu, agora só resta saber se é maligno ou benigno"!
Entrei em pânico, comecei a chorar  desesperadamente, chegando em casa, contei a minha mãe q imediatamente contactou o pediatra do meu filho q também é oncologista, que indicou alguns colegas oncologistas/mastologistas.
Daí pra frente foram sequências de exames... mamografia, ultrassonografia, punção e biópsia, onde se confirmou que o tumor era mesmo maligno. Achava q eu iria morrer, afinal eu tinha um câncer... olhava para meu filho, tão pequeno, tão criança ainda e o medo de morrer tomou conta de mim.
Depois disso, vieram os exames pré-operatórios, consultas com cardiologista, anestesista e cirurgião plástico,que faria a reconstrução da mama, pois não seria necessário tirá-la por inteiro, apenas o quadrante e reduziria a outra.
No dia da cirurgia, me internei às 05 horas da manhã, fiz mais alguns exames, pesquisa da glândula sentinela e por fim às 09 horas fui para o centro cirúrgico. A cirurgia durou horas, primeiro o onco, depois o plástico. Foram nove horas no total. Acordei perto de 21 horas e fui para o quarto, la estavam minha mãe, meu irmão e meu marido.
Minha mãe me contou que o onco, passou no quarto e disse q a cirurgia havia sido um sucesso, q não precisou tirar as glândulas sudoríparas pois a glândula sentinela não havia sido atingida.
No dia seguinte logo cedo, o oncologista veio me ver, disse que eu sairia naquele mesmo dia, que foi além das expectativas dele pois eu não sairia nem com sonda.
Muitos cuidados em casa, com a cicatriz, mamas, braço direito, tive ajuda de todos.
Descobri o câncer no dia 9 de julho, dia 3 de agosto operei e em setembro comecei o processo de quimioterapia. Foram seis sessões, uma por mês, onde perdi todo cabelo, fiquei amarelada e depois das sessões passava muito mal.. Na metade de novembro comecei as rádios também, 35 sessões, todos os dias, no mesmo horário, foram até perto do Natal.
Bom, depois disso, muitas idas ao onco, plástico, mas minha recuperação graças a Deus se deu muito bem.
Você passa a ir de 15 em 15 dias por um tempo, depois uma vez ao mês por um tempo também, depois a cada 3 meses, depois a cada 6 meses e por fim uma vez ao ano....pra sempre isso.
Hoje levo uma vida normal, graças a Deus, acompanho tudo que diz respeito ao meu filho, já não sou mais casada, mas a vida me sorri.
Quero dizer aqui, que não esperem acontecer...eu JAMAIS havia feito uma mamografia, não achava necessário por enquanto, devido a minha idade, não fazia o auto-exame e na verdade, fazia mais de meses q não ia ao ginecologista.
A prevenção é importantíssima, o câncer está aí, ele não manda aviso, eu tive muita sorte, meu tumor era bem pequeno, no início, mas infelizmente, nem sempre é assim. Não importa a idade, se teve casos na família ou não, hoje em dia, as estatísticas são outras e ele vem aparecendo em pessoas cada vez mais novas, como na filha de uma amiga q trata um câncer também de mama e descobriu com 28 anos.
Não tenha vergonha, não tenha medo de passar por certos exames, procurar médicos...sua saúde deve valer muito mais...
O câncer na sua maioria TEM CURA, basta prevenir, estar atento e procurar ajuda logo.
Seja Feliz!!!"




Gostaria de agradecer a Lúcia por participar desse post, contando sua história de luta e vitória.
O intuito desse depoimento é conscientizar como é importante fazer os exames, para se caso vir a ocorrer a doença, a pessoa consiga fazer o tratamento corretamente e o mais cedo possível, sendo assim, terá chances de cura e poderá levar uma vida normal após o tratamento.

Então fique esperta, faça o auto exame, se toque, não vá apenas ao ginecologista quando há algo de errado, vá a consulta regularmente. Se cuide, se ame.

Para saber mais sobre a campanha: www.outubrorosa.org.br
Programa de Prevenção Se Toque: http://www.setoque.org.br/

Por hoje é só!
Beijos

34 Comentários

  1. Cah, eu é q agradeço, pra mim é gratificante poder ajudar em td q diga respeito a SAÚDE e PREVENÇÃO. Parabéns à vc por essa iniciativa linda de conscientização de algo tão importante e pelo bom gosto do blog. Adorei!!! Bjo no seu coração.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho lindo demais todo esse trabalho de divulgação desse problema! Parabéns pela iniciativa!

    Beijos,
    Isabella do www.theurbantrends.com

    ResponderExcluir
  3. Esse campanha é muito bacana e importante. Gostei muito do post.
    http://marymicucci.com
    @marymicucci

    ResponderExcluir
  4. Super importante a campanha!!
    Importante apoiar e conscientizar :)
    Mandou bem, Cah!

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, e super legal a sua atitude em divulgar através do post!
    Mandou bem mesmo!

    beijo, beijo!
    Goiabasays

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a guerreira Lúcia!
    É uma pena que muita gente ainda tenha medo de fazer a mamografia (conheço muitas mulheres que falam que não fazem mais porque dói muito).
    Essa iniciativa da campanha do "outubro rosa" é muito boa, só que podia ser mais divulgada na tv. Muitos ainda não têm acesso à internet neh?

    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Ótimo!!!

    Quanto mais blogueiras escrevendo sobre assuntos sérios... menos idiotice a gente lê na blogesfera eeee mais informada fica a população. ^^

    Arrasou no post, Cah!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Que legal, Cah, sempre bom esclarecer e divulgar a campanha! Muito importante... Parabéns pela iniciativa.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. Conscientizar é muito importante. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei. É um assunto muito sério que todos devem se conscientizar, né?


    Beijos
    Nathália - Fashion Jacket
    www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie tudo bem?
    É o Outubro Rosa é uma ótima campanha, fazer o auto exame é ter a certeza de que vc está se cuidando p/ que saiba o que está acontecendo com seu corpo e se notar algo estranho ir logo ao médico p/ ver, assim cuidando desde o começo da doença ela não terá chance de evoluir, adorei!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  12. é importante conscientizar as mulheres sobre a importância do auto exame
    Kisses

    ResponderExcluir
  13. Divulgação sempre é importante. Ainda mais que muitas pessoas sabem que existem, mas não dão valor. Ótimo post!
    bjokas

    ResponderExcluir
  14. Que post ótimo! Me emocionei aqui ao ler a história da Lúcia! Quantas mulheres não passam pelo mesmo processo todos os anos? Graças a Deus que ela descobriu o câncer logo no comecinho, taí a importância da prevenção e do Outubro Rosa, pra divulgar isso pra todas as mulheres!

    beijos,
    http://www.misssainha.com/

    ResponderExcluir
  15. Importantíssima essa campanha, adorei o post!!!

    ResponderExcluir
  16. Ótimo post, acho lindo blogueiras que apoiam essa causa! ^^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Acho bem legal o blog estar apoiando essa causa, afinal saúde é fundamental e prevenção também!
    abraços!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Acho que isso deve ser lembrado o ano todo e não só em outubro né? Uma bela iniciativa

    Beijoos, Ana Carolina.
    http://simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  19. Amei o seu post! Totalmente informativo, com tudo o que toda mulher precisa saber. Adorei!

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  20. Concordo com a Ana no comentario acima, deve ser lembrado todos os anos.
    Atraves das redes sociais, tentar mobilizar o povo.
    ;*

    ResponderExcluir
  21. Essa campanha é linda demais efoi muito bom vê-la durante todo mÊs.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  22. Acho que essa campanha deve ser lembrada o ano inteiro. Que fique o exemplo de Outubro para os outros meses. Ótimo Final de Semana, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Muito legal essa campanha, esse ano até na praça da feirinha aqui perto de casa eles aderiram e entraram na dança conscientizando a população.
    ^^
    Mas não devemos lembrar disso só em outubro.
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Essa campanha é maravilhosa!
    Parabéns pelo post!

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Olá! retornando ao post para desejar um final de semana maravilhoso!
    grande abraço!

    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  26. Acho muito legal essa campanha :) lembrando que homens também podem ter câncer de mama, não é comum mas é possível, então a conscientização é pra todos ;)


    www.bbappeal.com

    ResponderExcluir
  27. Adoro essa campanha, é essencial pra saúde feminina, mas muitas mulheres ainda são negligentes em relação a ela
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Super importante um post assim! É sempre legal divulgar a campanha!!

    Passando para desejar um ótimo dia!
    Liz<3
    The Red Lil' Shoes Blog
    http://theredlilshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Camila quanto tempo não venho aqui ahuauhaa
    Aii cá, tava friozinho sim pra dar um mergulho, mas a vontade ficou viu?! Campos é lindo, e é friozinho sim, de congelar ahuahauhua

    Nossa, cá, muito legal o seu post e por lembrar dessa data tão importante ˆ^ fiquei super feliz que você tenha postado sobre o câncer de mama, acho essencial todo mundo saber sobre isso e se prevenir o quanto antes né?
    parabéns pela iniciativa e pelo post lindo *-*

    A minha mãe desde quando menstruei, ela já falou para mim sobre o auto-exame e a minha gineco, também, acho que a ideia de até meninas que ainda não menstruarem, ficar por dentro do assunto, é muito boa ˆˆ
    Parabéns mais uma vez :)

    beijinhos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  30. Oiii Gatona!!!
    Que Luxooo ... super amei!! Que lindo seu blog Parabéns =)
    Obrigada pela visita .. volta sempreeee
    PS: está rolando um sorteio no meu Blog http://www.blogqueroserryca.com/2013/10/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html#comment-form
    Participa!!!

    Tenha uma linda semana

    Beijãoooo

    ResponderExcluir
  31. Olá
    É muito importante postagens como essa
    Gostei do post
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Adorei o post, bem informativo!
    Beijinhos ;*
    Tenha uma excelente semana!!
    fashionableword.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Nossa, muito bom postagens como essa viu! É sempre bom se cuidar, não é mesmo?
    Beijos! =**

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!
Sua participação e muio importante pra mim!