Capitólio: conhecendo o centro da cidade

Olá pessoal! Sempre vejo na internet falando sobre Capitólio, mostrando os cânions, cachoeiras e os passeios no lago de Furnas, mas nunca vi um post específico falando sobre o centro da cidade, então resolvi fazer esse post pra vocês.

No ano passado eu e meu marido fizemos uma viagem (big trip) para Minas Gerais e conhecemos algumas cidades do estado, entre elas a cidade de Capitólio. Sempre via fotos do lugar e tinha muita vontade de conhecer e consegui.
Cheguei à cidade através da Rodovia MG 050 e o que eu vi primeiramente, não foram aqueles lugares que eu via nas fotos, mas sim o centro da cidade, que por sinal era encantador. Na verdade tínhamos tomado um susto no começo, pois queríamos logo ver os cânions e cachoeiras, mas depois descobrimos que a cidade era muito grande e a maioria dos pontos turísticos ficavam ao longo da estrada, afastados do centro.
Não desanimamos e logo fomos andar para ver o que tinha de interessante por lá. 
Primeiramente, vamos saber sobre o significado do nome da cidade:
A palavra Capitólio vem do Latim, “Capitolium”, nome de um templo da Roma antiga, dedicado a Júpiter, o pai dos deuses entre os romanos da antiguidade. O termo Capitolium, por sua vez, se origina do radical “capitis, caput” que significa cabeça, topo. O nome da cidade de Capitólio, segundo o Monsenhor Mário da Silveira, primeiro vigário de Capitólio, foi sugerida pelo bacharelando em direito, senhor Abel de Moraes Bello (filho do Cel. Lourenço Bello), “como uma forma modernizada de relembrar as grandezas de Roma e eternizar os Cabeças, e, ao que se conta, as cabeças dos antigos Franciscos”. Pois os Franciscos eram os principais lideres (cabeças) do lugar, como também, ao que diziam, eram homens de cabeças muito grandes. Fonte: http://www.capitolio.mg.gov.br

Sorveteria Ki Delícia - A sorveteria da Luzia

capitolio sorveteria ki delicia

Logo que chegamos na cidade fomos bem recepcionados na sorveteria da dona Luzia, ela é uma pessoa muito simpática.
Além do sorvete ser delicioso, a conversa foi muito boa, ficamos bastante tempo por lá. E pra completar, o preço é justo e você não paga caro pra tomar sorvete por kilo.

Endereço: Rua César Maia, 180 - Centro, Capitólio/MG.


Igreja Matriz

capitolio igreja matriz

Toda vez que viajo gosto de viajar a igreja da cidade. Achei muito linda a igreja matriz de São Sebastião (padroeiro da cidade).
No dia que visitei o interior da igreja, ela estava passando por processo de restauração, gosto muito de acompanhar esse tipo de trabalho.

Endereço: Rua Passos Maia, 255/Praça Padre João Machado, Capitólio/MG.


Bar e Restaurante Central


No dia que fomos visitar o lago (em breve post), voltamos pra cidade para podermos almoçar (pelo horário já era janta rs). Fomos ao mercado e perguntamos pra moça do caixa um lugar bom para comer e ela indicou o restaurante.
Chegamos lá e pedidos o Lombo à Mineira (melhor escolha), nossa que comida deliciosa. Nesse prato vem Arroz, tutu de feijão (maravilhoso), lombo, couve e torresmo (a porção é muito generosa). Pedimos o prato pra uma pessoa e deu para eu e o Beto e ainda sobrou.
Uma pena que esqueci de tirar foto da frente do estabelecimento, mas ele fica do lado da Igreja Matriz, é fácil de achar.

Endereço:  Praça Padre João Machado, 84 - Centro, Capitólio/MG.


Arquitetura Colonial

Pra quem é fã de arquitetura barroca igual eu, vai gostar muito de passear pela cidade e ver prédios lindos como este:


capitolio Sede da Sociedade São Vicente de Paulo
Este é um casarão de 1916, que atualmente abriga a Sede da Sociedade São Vicente de Paulo de Capitólio (SSVP), é um bem cultural imóvel tombado.
Para saber mais informações sobre o casarão acesse: Sede da Sociedade São Vicente de Paulo - Fonte: Prefeitura de Capitólio.

Endereço: Rua Dr. Avelino de Queiróz, 514.


E aí gostaram das dicas? Já conheciam a cidade de Capitólio?


Até o próximo post! Beijos

15 Comentários

  1. Adoro Capitólio, acho um lugar super gostoso, já fui algumas vezes e me desconecto da vida, e da rotina. Sempre recomendo para os amigos.

    Amei, beijos
    http://meninaneemteconto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Capitólio é um dos lugares que quero muito conhecer. Legal vc falar da cidade, pq ela não aparece nem como figurante no que eu já li sobre o lugar. Gostei muito e com certeza andarei pela cidade quando for.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia a cidade. Mas achei ela linda. Amei as fotos e seu post. Está bem explicadinho.

    ResponderExcluir
  4. Um dos estados que sou louca pra conhecer é Minas Gerais e cidades assim igual a Capitólio me encantam muito, já vou colocar na lista da minha trip e amei demais as dicas

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma cidade muito bonita e encantadora ♥ Acho muito lindo cidades nesse estilo

    ResponderExcluir
  6. Nossa!Agora me deu aquela saudade då terrinha...
    Valeu pela lembrança.
    www.robsondemorais. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. SOnho em conhecer esse lugar, e adorei saber que tem mais do que o lago. Amei a arquitetura e fico pensando mesmo nos lugares para comer (só penso em comida rs)
    Bjs floooor

    http://cariocadointerior.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cá.
    Não conhecia essa cidade, mas parece bem acolhedora. Fiquei com vontade de tomar sorvete na sorveteria da dona Luzia.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Ei, Camila! Já ouvi muito falar em Capitólio e sou louca pra ir.. mas não sabia que aquelas fotos incríveis eram em lugares afastados do centro e tal.. deve ser meio complicado pra quem não está com carro né?! Adorei que ressaltou a igreja e a sorveteria.. me lembra minha cidade natal, TB em minas.. ótimo post. Bjss

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia a cidade, mas achei um lugar tão bonitinho. Parabéns pelo post deu vontade de conhecer o local.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  11. Aí, to apaixonada! Vejo um monte de gente indo e se apaixonando por esse lugar! Quero ir em breve, achei tão fofo o lugar... ai, tô apaixonada! ♥ ahahaha

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a cidade!! Achei um amor, parece ser bem o tipo de lugar que gosto de conhecer. Espero conseguir visitá-la um dia haha Ótimo post!
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nunca ouvi falar dessa cidade, na verdade conheço pouquissimo sobre Minas, mas sei que é um lugar muito rico. Adorei voce mostrar o lado mais simples da cidade alem dos pontos turisticos superconhecidos. Essa sorveteria me parece uma em Igaraçu dl Tietê, de esquina e bem acolhedora.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar, mas achei bem fofa essa cidade.
    Big Beijos,
    BLOG LULU ON THE SKY

    ResponderExcluir
  15. Mulher do céu, quem mandou você fazer esse post e me deixar com vontade de conhecer esse lugar maravilhoso. Não pode! hahahhaa.
    Beijos da Manu.
    Coisas do Tempo

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!
Sua participação e muio importante pra mim!