Do tempo que blogueira era quem tinha blog...

Na verdade blogueira/o ainda é e sempre será quem tem blog. Usei esse título só pra lembrar que antigamente não havia essa generalização do termo blogueira, como se tem hoje em dia.

Fonte: Freepik


Com  a evolução da internet vieram também as redes sociais, e em consequência disso apareceram “as novas blogueiras”. Eu me lembro que quando as blogueiras começaram a gravar vídeos pro YouTube ainda eram chamadas pelo nome, mas também eram intituladas “Blogueira e Youtuber”.
O tempo foi passando e surgiu o Instagram, e foi aí que o termo blogueira/o se generalizou.
Muitas pessoas por não saberem como chamar os criadores de conteúdo de Instagram, começaram a chamar de blogueira ou o termo “blogueirinha” (que é algo que eu não curto muito). 
Então foi assim que surgiram os blogueiros sem blog.

A ideia desse post não é desmerecer ninguém, tem muita gente criando ótimos conteúdos pro Instagram, só que muitos não sabem o que é ser blogueiro, pois não vivenciaram essa experiência.

Ser blogueira pra mim sempre foi uma coisa muito legal, algo divertido que me conectou com muitas pessoas através dos meus textos.
No começo era apenas um diário das nossas vidas, eita época que eu tenho saudade, fiz tantas amizades “na época de ouro” dos blogs, alguns são meus amigos até hoje, alguns conheci pessoalmente e outros ainda continuam sendo virtuais, mas não é porque não conheci pessoalmente que não são especiais.
Por tudo isso surgiu a ideia desse post, na verdade foi escrito pra fazer parte de um projeto muito legal que eu e outros blogueiros “old school” preparamos pra comemorar o mês do blog, que é agosto.
Então se preparem que toda sexta-feira, vai ter post contando um pouco mais sobre nossa jornada nessa vida de “blogger”.

Espero que tenham gostado do post!
Beijos 😘 

Esse post faz parte do projeto:


Blogs Participantes:
Adriel Christian - Não me Venha com Desculpa
Ayumi Teruya - Pandinando
Luly Lage - Sweet Luly
Fernanda Rodrigues - Algumas Observações
Fernanda N - Confabulando
Carol Justo - Justo Eu
Camila - Camila por Ai
Ane Venâncio - Profano Feminino
Thami Sgalbieiro - Like Paradise
Mariana Velloso - To Pronta!
Aline Codonho - Inventando Assunto


11 Comentários

  1. Eu ameiiii
    Confesso que amo quando alguém me chama de "blogueirinha" como se fosse me ofender, sou blogueira sim, blogueirinha, blogueirona, blogueiruda e com muito orgulho. To muito feliz com esse projetinho pra resgatar os hábitos antigos

    Beijos,
    Carol Justo | Justo Eu

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!
    Adorei o post, realmente o termo "blogueira" virou uma festa e o "blogueirinha" virou praticamente um estilo, mas é bom saber que os blogueiros raiz continuamos por aqui e nenhuma experiência em outra rede social substitui aquilo que aprendemos com nossos blogs.
    Beijos!

    http://pandinando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Amei o projeto! Também começamos na era de ouro e sinto saudade desse boom, onde blogar ainda era valorizado. Hoje, por mais que eu ainda esteja aqui, por realmente amar escrever e compartilhar leituras e afins; não sinto o mesmo valor. Vejo que cliques são mais importantes que escrever sobre um livro.
    Enfim, vou ficar de olho nos próximos posts.
    Beijos
    https://www.aculpaedosleitores.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Camila! "Então foi assim que surgiram os blogueiros sem blog"; eu fiquei rindo aqui... Mas é bem isso mesmo, né? Quem nunca teve que colocar a mão no HTML para ajustar um layout não é blogueiro de verdade. Ou melhor, não é blogueiro "old school". Eu comecei a blogar em 2004, então já passei por um bocado de fases da blogosfera. No entanto, o mais importante é o que fica desse tempo dedicado a escrever para pessoas que a gente não conhece e nunca ouviu falar... As amizades virtuais — que às vezes se desdobram para o mundo real. Eu, apesar de não estar suuuuuper ativa com o meu blog, estou tentando retomar um pouco dessa coisa que existia muitos anos atrás — ter amigos blogueiros, compartilhar ideias, retribuir comentários e interagir com pessoas. Sinto bastante falta dessa época. Estou animada em ver os próximos posts da Sexta do Blog! E, ah, já adicionei você no meu blogroll! Beijocas! <3

    ResponderExcluir
  5. Acho que, se queriam generalizar essa área, poderiam ter dado o nome de produtora de conteúdo, que é o que todas tem em comum né? Sejam blogueiras, youtubers, influencers e etc. Adorei o post! Feliz que alguém botou isso pra fora também, haha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu fico chateada porque quem trabalha com o BLOGGER, realmente é blogueira/o não é reconhecido e ficam utilizando o termo com digital influencer (insta) e youtuber que não é correto. Isso acaba desvalorizando quem está anos no blogger e não saiu dele pra outras plataformas.

    Kisu,
    Jaque de Lua 🎔

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila,
    Hoje em dia postou uma foto de look do dia, é chamado de blogueira. Eu gostaria que essas pessoas vivessem a delícia que é ter um blog, mesmo as vezes dando dor de cabeça por que falta idéia, ou porque o post não fica configurado como a gente quer... Ainda assim, não sei viver sem blog!

    Há muito conteúdo interessante na internet hoje em dia, e fico triste de ver muitas vezes os blogs sendo desvalorizados... Ainda bem que tem essa galera old school que resite fortemente e não deixa os blogs morrerem!

    Ansiosa pelas próximas sextas.

    Um beijo <3

    ResponderExcluir
  8. Verdade Camila, hoje em dia mesmo quem não tem blog é chamado de blogueira. Eu continuo sendo old e quero continuar assim por muito tempo!
    Já estou curiosa com as próximas postagens!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. oiê!

    eu tbm tenho um pé atrás com que se autointitula blogueira sem ao menos ter ralado ou ralar como a gnt pra manter o título vivo. dá uma tristeza ver gnt no insta chamado de blogueira, mas nem blog tem... pq não usa a nomeclatura de instagrammer? talvez seja pq não querer ralar como a gnt fez campinando esse lote. :(

    bj e brigado por fazer parte dessa blogagem coletiva. <3

    Não me venha com desculpas - Adriel Christian

    ResponderExcluir
  10. Saudades da blogosfera oldschool... eu amo essa convivência, apesar de não ser como antes. Amei seu blog! ♥
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Ahhhh eu sou da época da blogsfera old school e amo desde sempre :) ♥

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!
Sua participação e muio importante pra mim!