Blogueira de 2003 x Blogueira de 2020

Olá pessoal!
Hoje venho trazer mais um post da nossa blogagem coletiva: Sexta do Blog.


Resolvi fazer uma comparação da época que comecei a blogar com a época de hoje. 
Muita coisa mudou, menos a vontade de escrever e trazer conteúdo para as pessoas. 
Vamos lá descobrir o que mudou de 2013 para 2020.


1- Idade e escolaridade


2003: 15 anos, estava no 2º Ano do Ensino Médio, foi no ensino médio que resolvi criar um blog, incentivada por uma amiga de sala.

2020: 32 anos. Hoje sou formada em Gestão Ambiental e Técnico em Edificações. E depois de muito tempo, também voltei a estudar, via EAD, estou cursando Técnico em Guia de Turismo.

2- Conexão de internet


2003: Naquela época minha internet era discada, então post no blog era só de final de semana, sábado depois das 14h e domingo o dia todo. De vez em quando também usava a internet de dia de semana, mas só depois da meia-noite. 

2020: Hoje em dia posso postar a qualquer hora pois agora internet banda larga é algo comum, que naquela época que eu comecei era caro. Agora que temos internet, o tempo pra postar é mais curto rs. E agora também temos a opção da internet 4G caso a gente precise usar a internet fora de casa,

3- Assuntos abordados


2003: Basicamente o que era postado no blog eram plaquinhas, gifs, dolls (que era febre na época) e não tinha assunto definido, era um diário, onde contávamos sobre nossa vida, passeios, músicas que nós gostávamos.

2020: Os assuntos são mais voltados para os leitores: resenhas de produtos, dicas de viagem e organização, entretenimento, entre outros.

4- Redes sociais e aplicativos de conversa


2003: Naquela época as redes sociais eram bem diferentes, e eram acessadas apenas através do computador. Quando comecei a blogar existia o Fotolog (uma espécie de instagram rs)e o MySpace. E também tinham os apps de conversa: ICQ e Messenger do MSN (sinto saudades). 
Antes que vocês me perguntem do Orkut, ele só foi lançado 1 ano depois que comecei a blogar, em 2004.

2020: Hoje em dia temos Facebook, Instagram, Pinterest, entre outros e todos podem ser acessados através de aplicativos no celular. Agora o principal app de conversa é o WhatsApp, mas também tem o Telegram (que eu tenho gostado) e o Messenger do Facebook (que eu não curto).

5- Amizades Virtuais


2003: Com a popularização do blog, começamos a visitar os blogs uns dos outros e acabávamos fazendo amizades, muitas vezes por termos gostos parecidos, amizades que acabaram até saindo da internet pra vida real. Tem gente que ainda não conheci pessoalmente, mas que tenho amizade até hoje. Uma das pessoas que conheci pessoalmente foi a Thami que também faz parte dessa blogagem coletiva. Já o Adriel (que também faz parte da Sexta do Blog) eu ainda não conheci pessoalmente (ainda), mas já tenho amizade há muitos anos).

2020: Hoje em dia é bem mais difícil fazer amizade através do blog, mas aí mantemos as amizades antigas.

6- A Camila


2003: Eu ainda estava na adolescência, e vivia meus perrengues de adolescente, mas curtia essa época, o 2º ano foi bem legal pra mim, minha sala tinha muitos alunos novos vindo de outra escola, então fiz amizades novas. Naquela época só o que me importava era curtir a vida com os amigos e nem pensava em namorar.

2020: Mudei da cidade que eu morava em 2003 já fazem 6 anos (vim morar na praia). Agora tenho que encarar a vida adulta uahauahuaha e já não moro com meus pais, moro com o Beto e nossos 4 cachorros e 1 gato.

E você tem blog? Quando você começo a blogar?

Espero que tenham gostado do post!
Até a próxima!
Beijos 💋

Esse post faz parte da Blogagem Coletiva:

Blogs Participantes:
Adriel Christian - Não me Venha com Desculpa
Ayumi Teruya - Pandinando
Luly Lage - Sweet Luly
Fernanda Rodrigues - Algumas Observações
Fernanda N - Confabulando
Carol Justo - Justo Eu
Camila - Camila por Ai
Ane Venâncio - Profano Feminino
Thami Sgalbieiro - Like Paradise
Mariana Velloso - To Pronta!
Aline Codonho - Inventando Assunto


7 Comentários

  1. Ai que post mais lindoooooooo
    Eu tinha pensado em fazer algo assim nessa sexta, mas dai eu parti pra outro universo. Mas eu amei, de verdade. Eu comecei a blogar um pouquinho mais tarde, lá em meados de 2010, eu nem tinha internet em casa, tinha que fazer um post no caderno e nos finais de semana que eu ia pro meu pai eu escrevia e postava hahaha, mas era muito legal e divertido, sempre foi minha paixão 💕

    Carol Justo | Justo Eu

    ResponderExcluir
  2. Acho que o que maisss impactou é o acesso a internet né? Agora tu é mais rápido e melhor, naquela época era perrengue hahaha Vou salvar esse post pra fazer um inspirado, gostei muuuito! E acho agora mais fácil de fazer amizades pelo blog, principalmente por causa do Instagram. Anos atrás eu só conhecia as meninas por aqui e deu x)

    Boa semana!
    tipsnconfessions.blogspot.com
    instagram.com/raquel_tips

    ResponderExcluir
  3. Nossa, em 2003 eu também tava no blog mas postava sobre minhas Dolls, hahahahahaha! Eu montava elas no estilo que queria, printava e postava no blog. E nossa, adorei saber que você tá cursando técnico em Guia de Turismo!!! Eu comecei a cursar mas tive que parar porque na época tava fazendo faculdade e aí tinha conseguido um estágio na minha área (e o curso era a tarde), aí perdi a vaga :( eu adorava o curso! Aprendi sobre várias coisas da minha cidade. Faz mais posts sobre seu curso técnico de guia, vou adorar saber!!! Lembro da internet discada! Tinha horário certo pra entrar e pagar mais barato, hahaha! Enquanto esperava o horário pra conectar, colocava um disquete no PC pra jogar, hahaha! As plaquinhas e os gifs também, saudades, hahah! Hoje em dia tá uma mistura de gostos pessoais com o que os leitores querem ler, é uma mistura dos dois que acaba saindo o benefício para os dois: você gostar do que vai falar e o seu leitor se identificar. Eu peguei só o finalzinho do MySpace :( mas o Fotolog eu tive até ele acabar, hahaha! A mesma coisa com o ICQ, peguei ele no final, aí usei mais (MUITO) o MSN que também usei até acabar assim como o Orkut. Hoje em dia são MUITAS redes sociais pra usar, uma loucura. Tem vezes que to conversando com a pessoa no WhatsApp um assunto e no direct do Instagram outro, aí vai no Twitter e é outro papo com a pessoa, muito louco. AAAAA LEMBRO QUANDO A GENTE SE ENCONTROU NA BEAUTY FAIR!!! Tem até foto pra relembrar :D Saudades de quando a gente só se importava de curtir a vida com os amigos, e também nem pensava em namorar, hahahaha! Também pensava que a minha fase blog ia acabar e to eu aqui até hoje. Adorei esse post nostálgico!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei ver essa evolução! Os blogs realmente mudam junto com a gente. Como esquecer do som da internet discada? Ou que caia toda vez que alguém usava o telefone? Que loucura imaginar que evoluímos tanto nos últimos tempo junto com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  5. AMEI o post, Cah!!
    Leve, divertido e um excelente retrato de como era e como está.

    Há alguns especialistas comentando sobre o retorno dos blogs, mas confesso que depois que esse espaço vestiu a roupa do comercial (vendas), as relações estão mais líquidas e o interesse na experiência alheia de forma gratuita é tão bizarra que chega assusta.

    Beijos mil, lindona!
    É um prazer acompanhar o Camila Por Aí desde a época do Pedreira Cah! hahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Hoje é bem mais difícil para uma blogueira por causa da concorrência. As pessoas querem informação mais rápido sem lerem nada.

    Amei o post. Bjss

    ResponderExcluir
  7. 2004 e eu só postava Gif's emos HSUIHAUIHSUHAUIHSUH MCR era e sempre será meu preferido. Eu pagava lan house pra poder postar e salvar coisas em DISQUETES. Ai gente, não sinto falta HSAUIHAUIHSUIHS

    O que estão falando sobre a volta do blogs... Tenho medo que contem instagram como blogs, por exemplo :T

    Beijão,
    Bela
    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!
Sua participação e muio importante pra mim!